Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF
O mercado da música foi sacudido por grandes mudanças a partir do surgimento e massificação da internet. O aumento da velocidade nos meios de comunicação possibilitou que informações, inclusive a música, passassem a ser divulgadas em larga escala, quebrando as barreiras geográficas, num curto espaço de tempo.
As mídias sociais utilizadas por milhões de pessoas diariamente exemplificam a grande capacidade de circulação de informações numa escala global. Informações sobre fatos públicos ou particulares ocorridos nos mais longínquos locais podem ser divulgados nas referidas mídias sociais e chegar aos cincos continentes num espaço de tempo até pouco tempo inimaginável.
O surgimento da internet como meio de acesso a conteúdos audiovisuais gerou uma crise no mercado musical que atua na produção e distribuição de música em meio físico (CDs, DVDs, Blu-Ray, etc).
O relatório “Mercado Brasileiro de Música 2009”, publicado em setembro de 2009 pela Associação Brasileira de Produtores de Discos – ABPD, mostra números que clarificam a dimensão do efeito internet na comercialização de CDs e DVDs. Veja os números.
Ano Vendas Totais CDs+DVDs (R$) Unidades Totais (CD+DVD)
O mercado da música foi sacudido por grandes mudanças a partir do surgimento e massificação da internet. O aumento da velocidade nos meios de comunicação possibilitou que informações, inclusive a música, passassem a ser divulgadas em larga escala, quebrando as barreiras geográficas, num curto espaço de tempo.
As mídias sociais utilizadas por milhões de pessoas diariamente exemplificam a grande capacidade de circulação de informações numa escala global. Informações sobre fatos públicos ou particulares ocorridos nos mais longínquos locais podem ser divulgados nas referidas mídias sociais e chegar aos cincos continentes num espaço de tempo até pouco tempo inimaginável.
O surgimento da internet como meio de acesso a conteúdos audiovisuais gerou uma crise no mercado musical que atua na produção e distribuição de música em meio físico (CDs, DVDs, Blu-Ray, etc).
O relatório “Mercado Brasileiro de Música 2009”, publicado em setembro de 2009 pela Associação Brasileira de Produtores de Discos – ABPD, mostra números que clarificam a dimensão do efeito internet na comercialização de CDs e DVDs. Veja os números.
Ano Vendas Totais CDs+DVDs (R$) Unidades Totais (CD+DVD)
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2002 726 milhões 75 milhões
2003 601 milhões 56 milhões
2004 706 milhões 66 milhões
2005 615,2 milhões 52,9 milhões
2006 454,2 milhões 37,7 milhões
2007 312,5 milhões 31,3 milhões
2008 312,2 milhões 27,6 milhões
2009 315,6 milhões 25,7 milhões
===============================================================================
Fonte: ABPD (valores reportados pelas maiores companhias fonográficas operantes no Brasil à ABPD.)
É possível facilmente identificar a queda no faturamento das companhias fonográficas. As vendas totais de CDs e DVDs que em 2009 somaram R$ 315 milhões que representam apenas metade do faturamento obtido em 2002 que foi de R$ 726 milhões.
2002 726 milhões 75 milhões
2003 601 milhões 56 milhões
2004 706 milhões 66 milhões
2005 615,2 milhões 52,9 milhões
2006 454,2 milhões 37,7 milhões
2007 312,5 milhões 31,3 milhões
2008 312,2 milhões 27,6 milhões
2009 315,6 milhões 25,7 milhões
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Fonte: ABPD (valores reportados pelas maiores companhias fonográficas operantes no Brasil à ABPD.)
É possível facilmente identificar a queda no faturamento das companhias fonográficas. As vendas totais de CDs e DVDs que em 2009 somaram R$ 315 milhões que representam apenas metade do faturamento obtido em 2002 que foi de R$ 726 milhões.
Vídeo da "Banda mais bonita da cidade", no Youtube, com 5 milhões de acesso em 3 semanas
As gravadoras buscam acompanhar o ritmo de mudança ingressando no mercado digital da música. No entanto, a participação do mercado digital em seu faturamento total ainda está na casa de 11% (informações de 2009) atingindo um faturamento de R$ 42,7 milhões. Desse total, 58,7% foram representados por receitas advindas da Internet (R$ 25.121 milhões) e 41,3%, vendas de música digital via telefonia móvel (R$ 17.657 milhões).
Porém, a distribuição, troca e comercialização da música em meios digitais constituíram-se como fato irreversível. A facilidade de divulgação por parte do meio artístico independente e a facilidade de acesso pelo lado do grande público, levam a consolidação da internet como principal meio de interação entre artista e público, não excluindo as apresentações ao vivo que podem ser consideradas como outro tipo de entretenimento e lazer.
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Tags: mercado-música, mídias-sociais, internet-cd, musica-gratis-internet, fim-cd, vinil-cd
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