quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pague Menos: liderança ameaçada

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

As redes de farmácias Droga Raia e Drogasil anunciaram nesta terça (26) que uma fusão entre as duas redes está sendo negociada. As duas redes têm suas operações concentradas no estado de São Paulo e, de acordo com a consultoria Euromonitor, a fusão colocaria o grupo na liderança do mercado com 9,5% de participação no mercado operando com 700 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e pelo Distrito Federal.

A notícia soa como ameaça para o grupo Pague Menos que atualmente é o líder no mercado varejista de medicamentos. A fusão deslocaria a Pague Menos para o 2º lugar, com uma participação de 5,4% do mercado.

A fusão entre Droga Raia e Drogasil tornaria mais difícil a ampliação da participação da Pague Menos no mercado do Sudeste. O grupo Pague Menos possuí sua base de atuação ancorada no mercado nordestino e nos últimos anos tem tentado fortalecer sua posição no mercado do Sudeste. No entanto, fortes resistências dos concorrentes tem impedido a ampliação da atuação da Pague Menos no Sudeste do País.

Veja abaixo o fato relevante publicando a negociação da fusão entre as duas empresas.


FATO RELEVANTE

São Paulo, 26 julho de 2011 — Nos termos da Instrução nº 358, de 3 de janeiro de 2002, da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), a Drogasil S.A. (Bovespa: DROG3) (“Drogasil”) e a Raia S.A. (Bovespa: RAIA3) ("Raia") vêm informar o seguinte:

1. Drogasil e Raia vêm mantendo tratativas para a realização de uma associação entre as duas empresas, contemplando a reunião da totalidade de seus acionistas em uma única companhia, listada no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. No contexto dessas tratativas, as duas companhias vêm estudando alternativas de estrutura para a operação, bem como negociando um acordo de associação, para regular seus termos e condições. Além disso, os acionistas que exercem o controle das duas companhias vêm negociando um acordo de acionistas.

2. A associação está sujeita à conclusão bem-sucedida das tratativas ora em curso entre as duas companhias e tais acionistas.

3. Drogasil e Raia manterão o mercado informado sobre a evolução das tratativas de associação ora em curso.

Cláudio Roberto Ely                                 Eugênio De Zagottis
Diretor de Relações com Investidores        Diretor de Relações com Investidores
Drogasil S.A.                                           Raia S.A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário