sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ceará é líder na exportação de frutas

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Com exportações no valor de US$ 281,6 milhões correspondentes a 32,2% das frutas brasileiras exportadas em 2010, o Ceará é o estado brasileiro que mais exporta frutas. As informações foram divulgadas em publicação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) intitulada de Agronegócio Cearense: Um Balanço de 2010 e Desempenho no 1º trimestre de 2011.

A fruta mais produzida no estado é a banana com 28,4%. Em seguida aparece maracujá com 15,9% e o melão 13,8%, da produção frutífera do Ceará. A produção total do estado no ano de 2010 foi de 1,06 milhões de toneladas, correspondendo a um valor bruto de produção de R$ 752,4 milhões.

A pauta de exportação do estado, no que diz respeito a frutas, é formada principalmente por castanha de caju (64,7%), melão (26,4%) e banana (4,0%). Apesar de avanços na produção de outras frutas, a castanha de caju ainda lidera o ranking das exportações frutíferas.

Merece destaque o fato de que, apesar do conhecido fenômeno da “seca”, o estado conseguiu avanço na produção frutífera nas últimas duas décadas. No entanto, considerando as atividades vinculadas a cadeia do agronegócio cearense, a produção de grãos, massiva em mão-de-obra, gera flutuações no nível de emprego e renda no interior do estado em decorrência de oscilações nas safras. Assim, oscilações das safras implicam em oscilações no nível de emprego do interior do estado.


Tags: produção-frutas, economia-cearense, produção-grãos-ceará, exportacões-ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário