terça-feira, 13 de setembro de 2011

Afinal, o que é Terapia Financeira?

Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

Apesar das reclamações do competente estagiário sobre a grande quantidade de escritos referentes à educação e planejamento financeiro, é válido voltar ao tema abordando o conceito de “terapia financeira”.

O termo “terapia financeira” tornou-se mais conhecido a partir do lançamento do livro do educador financeiro Reinaldo Domingos*. No livro, ele faz referência a sua atuação como educador financeiro e mostra que seu trabalho equivale a uma espécie de terapia que incluí, antes de qualquer coisa, a análise comportamental das pessoas na relação com o dinheiro.

Dessa forma, a “terapia financeira” é uma espécie de tratamento para aqueles que estejam ameaçados ou acometidos de distúrbios financeiros. A referida terapia também se mostra eficiente como instrumento de planejamento e controle das finanças dos indivíduos que planejam efetuar investimentos, almejam realizar alguns sonhos e até para aqueles que buscam viver de forma tranquila a terceira idade.

A “terapia financeira” contempla a descoberta do “eu financeiro” das pessoas, tornando assim possível a construção de um planejamento voltado para as singularidades de cada situação, respeitando assim os orçamentos, os anseios e os sonhos de cada indivíduo.

É possível afirmar que a “terapia financeira” é uma extensão da educação financeira. Enquanto esta última tem a preocupação de construir e compartilhar conhecimentos sobre finanças e produtos financeiros, a “terapia financeira” inclui a análise comportamental dos indivíduos sugerindo caminhos a serem trilhados ou construídos!

* Reinaldo Domingos é educador financeiro e autor do livro Terapia Financeira publicado em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário