sábado, 26 de novembro de 2011

Equador diz que negocia nova linha de crédito com China

Matéria publicada pela Agência Reuters

QUITO (Reuters) - O Equador negocia uma linha de crédito de cerca de 1,7 bilhão de dólares com o Banco do Desenvolvimento da China, além dos empréstimos que o país andino já tem com o gigante asiático, disse neste sábado o presidente do Equador, Rafael Correa. 

A China se converteu no principal sócio financeiro do Equador, o menor membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), com a entrada de mais de 7 bilhões de dólares em linhas de crédito de livre disponibilidade, financiamento de centrais hidrelétricas e compra de petróleo com recursos antecipados. 

"Estamos negociando um financiamento adicional de 1,7 bilhão de dólares", disse Correa em seu informe semanal de atividades. 

"A China vê o Equador com muita expectativa, temos uma aliança estratégica com a China", acrescentou o presidente, sem explicar o destino do novo crédito. 

O líder equatoriano defendeu o nível de endividamento de seu governo nos últimos anos com a China, argumentando que contribuiu para o desenvolvimento econômico do país pelos diferentes projetos que se desenvolveram com esses recursos. 

Atualmente, o governo promove a construção da central hidrelétrica Coca Codo Sinclair, a maior do país, com recursos chineses. 

"A China respeita muito o governo equatoriano, por isso nos tem dado tanto financiamento e isso é apenas o começo, porque podem nos dar muito mais e, de fato, temos que seguir aprofundados esta relação", concluiu Correa. 

Recentemente Pequim desembolsou 1,4 bilhão de dólares de um empréstimo aprovado de 2 bilhões de dólares negociados no meio do ano pelo governo, com o que o Equador financiou parte do Orçamento para 2012. 


(Reportagem de Alexandra Valencia)




Confira as últimas postagens
Bancos têm as marcas mais valiosas do País
Brasil será 4ª economia do mundo em 2025
Contra a crise, varejo importa ‘Black Friday’
‘Financial Times’: brasileiros causam ‘boom’ imobiliário na Flórida
BTG quer captar até R$ 3 bilhões em fundo de infraestrutura
FIDC surge como alternativa a crédito bancário
J&F consolida união dos Bancos JBS e Matone e oficializa o lançamento do Banco Original
Empresas precisam se preparar para atender nova classe média, conclui estudo
Mineração já paga US$ 200.000 por ano para operários
Nordeste supera Sudeste em consumidores com 1º cartão de crédito...

Tags: Equador-China, empréstimos-países, economia-política-mundial, aumento-influência-China, potências-mundias

Nenhum comentário:

Postar um comentário