sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quatro das dez maiores empresas do mundo são estatais

Sílvio Guedes Crespo
Matéria publicada no Blog Radar Econômico



Quando a respeitada revista “The Economist” não consegue mais do que lamentar o avanço do capitalismo de Estado, podemos suspeitar que o livre mercado esteja, de fato, ameaçado. 

Com o revolucionário russo Vladimir Ilitch Lenin na capa da sua atual edição, o semanário mostra o avanço, mundo afora, das empresas estatais de países emergentes – e dos governos que as dirigem. Em seguida, expõe os principais problemas desse modelo e afirma que ele tende a ruir no longo prazo. Mas o fato é que, com todas as suas distorções, esse modelo está ganhando espaço justamente por causa da crise dos países onde reina o livre mercado. 

Poder do Estado 

A revista apresenta alguns dados que mostram o poder do capitalismo de Estado: 


- Das dez empresas de capital aberto do mundo que mais faturam, quatro são estatais: as chinesas Sinopec, Corporação Nacional de Petróleo da China e State Grid e a japonesa Japan Post (veja abaixo reprodução de gráfico publicado na revista); 

- As dez maiores empresas de petróleo e gás do mundo, medidas pelo tamanho das reservas, são estatais; 

- Juntas, as companhias controladas pelo Estado têm um valor de mercado correspondente a 80% do mercado de ações chinês, 62% do russo 38% do brasileiro, considerando o índice de ações MSCI, calculado pelo banco Morgan Stanley; 

- Dos investimentos estrangeiros diretos em países emergentes previstos para 2012 e 2013, um terço tende a ir para empresas estatais. 


E o avanço do Estado em territórios tradicionalmente liberais não para. No dia em que a “Economist” publica essa reportagem, a rede pública de TV britânica informa que o Fundo Soberano da China comprou 9% da Thames Water, a maior empresa de tratamento e fornecimento de água do Reino Unido. 

Fraquezas do novo modelo 

É mais do que sabido que o capital estatal é menos eficiente que o privado. Mesmo assim, a “Economist” reforça esse argumento, explicando que as estatais costumam crescer mais devagar do que as empresas privadas e seus custos tendem a aumentar mais rapidamente. Acrescenta que o capital público promove menos inovações. 

Mesmo assim, as companhias gigantes controladas pelo Estado, como a Corporação Nacional do Petróleo da China, acabam “roubando” a cena no mercado local, atraindo grandes investimentos e profissionais de talento, sobrando pouco para o setor privado. “Pode levar muitos anos para as fraquezas desse modelo se tornarem óbvias.” 

É verdade. Principalmente enquanto não encontrarmos uma solução razoável para a crise provocada pela radical liberalização (ou desregulamentação) do mercado financeiro – cujas fraquezas, essas sim, já estão mais do que evidentes desde pelo menos 2008, com a quebra do banco Lehman Brothers. 

A revista espera que, no longo prazo, os problemas do modelo chinês apareçam com força e provoquem a normalização da economia de mercado. “Ao transformar empresas em órgãos do governo, o capitalismo de Estado simultaneamente concentra o poder e gera corrupção. Ele introduz critérios comerciais em decisões políticas e decisões políticas em negociações comerciais.” 

Mas por que esperar que esse modelo entre em colapso num momento em que os países que teoricamente defendem o livre mercado crescem pouco, engalfinham-se em guerra cambial e ameaçam, ainda que veladamente, aumentar o protecionismo comercial?

Confira as últimas postagens
Banco do Brasil já desembolsou R$ 162 milhões no Programa ABC
Rótulo de "emergente" precisa ser repensado, dizem economistas
GM volta a ser a maior montadora do mundo
Emissão de dívida por empresas brasileiras atrai investidor internacional
Brasil entra em 2012 como preferido dos investidores
Siderúrgicas brasileiras vivem processo de desnacionalização
Tablet indiano de US$ 45 recebe 1,4 milhão de encomendas em 2 semanas
A baixa poupança doméstica e os problemas da indústria
Cobrar dívidas ruins se torna bom negócio no Brasil
Vendas de micro e pequenas empresas para União crescem 44,5%
Acordo entre Japão e China amplia papel do yuan no comércio
Rede virtual que simplificará abertura e fechamento de empresas...

Tags: economia-estatismo, países-emergentes, capitalismo-Estado, Estatais, maiores-empresas-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário