domingo, 5 de junho de 2011

O belo crescimento da indústria da beleza

 Por Odelmo Diogo - Blog TRADE-OFF

A indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos apresentou crescimento de 10,7% no ano de 2010, conforme informações divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC. A associação divulgou ainda que nos últimos 15 anos o crescimento médio do setor foi de 10,4%, sendo maior que a média do PIB do período (3,1%).

A maior participação da mulher brasileira no mercado de trabalho, a utilização de tecnologia de ponta e o aumento da produtividade estão entre os fatores que contribuíram para o ótimo crescimento observado no setor, segundo a ABIHPEC. Cabe destacar que a variação positiva da renda do brasileiro e a ampliação da classe C em aproximadamente 30 milhões de pessoas foram determinantes para o crescimento da “indústria da beleza”.

No comércio exterior, o saldo também é positivo. Apesar da variação positiva do Real, o setor obteve um superávit de US$ 20,2 bilhões no ano de 2010. Contudo, este superávit já atingiu US$ 46,5 bilhões em 2006 e vem decrescendo ao longo dos últimos 05 anos, principalmente, em virtude da desvalorização da moeda brasileira.

O panorama divulgado pela ABIHPEC mostra ainda que 63% das indústrias do setor estão instaladas na região Sudeste. O Nordeste possui 139 indústrias, dentre as quais, apenas 22 estão localizadas no Ceará.

Fonte: Relatório “Panorama do setor – 2010” divulgado em http://www.abihpec.org.br/

Leia também:
O mercado da música e a internet. É o fim do CD?
"Assalto ao Banco Central" em 22 de julho nos cinemas
Operações bancárias poderão ser feitas pela TV
Geração T

Um comentário:

  1. mas como creceu a indústria da beleza,acho também que a mulher é uma grande fator para isso, pois esta se produzindo mais.

    ResponderExcluir